Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica

Autores

  • Maria Cristina Soares Guimarães (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.
  • Cícera Henrique Silva (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.
  • Rosane Abdala Lins de Santana (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.503

Palavras-chave:

Educação em saúde, Recursos humanos em saúde, Informação científica e tecnológica em saúde

Resumo

Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de PósGraduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática. Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de responsabilidade social

Biografia do Autor

Maria Cristina Soares Guimarães, (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Cícera Henrique Silva, (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação
Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.

Rosane Abdala Lins de Santana, (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação
Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.

Como Citar

Guimarães, M. C. S., Silva, C. H., & Lins de Santana, R. A. (2012). Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.503