Fluxos de Informação no SisHiperDia: um estudo de caso

Autores

  • Alexsandro da Silva Evangelista Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pelo ICICT-FIOCRUZ (2012). Assistente Técnico Social IV, lotado na Divisão de Informação, Controle e Avaliação da Coordenação de Área Programática 2.1 da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde.
  • Maria Cristina Soares Guimarães Doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ, convênio IBICT (1998). Pesquisadora da FIOCRUZ, no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict).
  • Mariana Bertol Leal Cursando o doutorado em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública na USP, a relação entre o campo da Saúde Coletiva e a conformação e organização do SUS no Brasil. Experiência como gestora do SUS e desenvolve pesquisas e consultorias na área da Saúde Coletiva e Pública.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.570

Palavras-chave:

Gestão da Informação, SISHIPERDIA, Tecnologia leve no cuidado à saúde

Resumo

 O aumento de pessoas acometidas por doenças crônicas na sociedade contemporânea tem orientado mudanças na forma de gestão dos serviços de saúde. O cuidado e a atenção às doenças crônicas pedem por intervenções mais complexas o que, entre outros pontos, abre um espaço para que novos dispositivos e estratégias possam auxiliar na mediação dos usuários com os profissionais de saúde, e com o próprio sistema de saúde. Estudos recentes apontam que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem contribuir nesse processo, com potencial para auxiliar na formulação de políticas de atendimento integral à população. Trata-se de um estudo exploratório focado no sistema de cadastramento e acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA). Com o objetivo de avaliar junto aos profissionais de saúde, como uma tecnologia da informação participa e potencialmente pode participar na construção dos processos de trabalho de uma unidade de atenção à saúde. A perspectiva epistemológica segue a abordagem da Educação Permanente em Saúde, e as estratégias metodológicas utilizadas para alcance dos objetivos são: análise documental, observação do cotidiano em uma unidade básica de saúde e grupo focal. Os resultados apontam que a baixa adesão às tecnologias não é apenas resultado de despreparo do profissional, mas é também influenciada por fatores que envolvem o significado do trabalho e o agir em saúde.

Downloads

Como Citar

Evangelista, A. da S., Guimarães, M. C. S., & Leal, M. B. (2013). Fluxos de Informação no SisHiperDia: um estudo de caso. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.570