Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação

Autores

  • Alcindo Antônio Ferla Médico, doutor em educação (UFRGS), professor adjunto da UFRGS com atuação no Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, coordenador da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS.
  • Rafael Dall’Alba Biólogo, mestre em Ciências da Saúde - Cardiologia (HCPA), bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria executiva da coordenação nacional do projeto VER-SUS.
  • Barbara Andres Enfermeira, mestre em enfermagem (UFRGS), bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria executiva da coordenação nacional do projeto VER-SUS.
  • Mariana Bertol Leal Sanitarista, doutoranda em Saúde Pública (USP).
  • Fabiano Barnart Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
  • Richard Assimos Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
  • Cristiane Montenegro Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
  • Renata Trepte Flores Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
  • Natássia Denardin Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
  • Gabriela Fávero Alberti Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.510

Palavras-chave:

Vivências e estágios, Educação permanente em saúde, Ensino das

Resumo

As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.

Downloads

Como Citar

Ferla, A. A., Dall’Alba, R., Andres, B., Leal, M. B., Barnart, F., Assimos, R., … Alberti, G. F. (2013). Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.510