Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.510Palabras clave:
Vivências e estágios, Educação permanente em saúde, Ensino dasResumen
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.