OpenPACS – Sistema Open Source para Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas: Relato de Experiência em um Hospital Universitário

Autores

  • Jose Macedo Firmino Filho Graduação em Engenharia de Computação pela UFRN, mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Doutorando em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN.
  • Ricardo Valentim Graduação em Bacharelado em Sistema de Informação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Professor do Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN.
  • Marcel Ribeiro Graduando em Engenharia de Computação na UFRN
  • Leila Cavalcanti Graduando em Engenharia Biomédica na UFRN

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.538

Palavras-chave:

Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas (PACS), OpenPACS, telediagnóstico, Informática em Saúde Pública.

Resumo

O Brasil institucionalizou o direito à saúde a todos por meio da promulgação da Constituição Federal de 1988. Entretanto, dificuldades contrapõem-se a garantirmos este direito, e entre essas estão a complexidade no gerenciamento dos dados dos pacientes e o acesso a médicos especialistas em determinadas regiões do país. Uma nova solução, chamada PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas), a qual visa minimizar essas adversidades, está sendo discutida na comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo descrever o OpenPACS e apresentar um relato de experiência de sua utilização no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Esse sistema foi desenvolvido para apoiar a gestão hospitalar através da redução dos custos e auxílio no gerenciamento dos dados dos pacientes, e para permitir o diagnóstico a distância. No HUOL foi observada uma redução dos custos, melhoria no gerenciamento dos dados dos pacientes, redução das taxas de repetição de exames, facilitação de acesso aos dados dos exames e melhoria no fluxo de trabalho clínico. Acreditamos que esse sistema poderá ser utilizado por outros hospitais públicos para melhorar a eficiência, permitir o diagnóstico a distância, diminuir as listas de espera e melhorar o atendimento aos pacientes.

 

Downloads

Como Citar

Firmino Filho, J. M., Valentim, R., Ribeiro, M., & Cavalcanti, L. (2013). OpenPACS – Sistema Open Source para Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas: Relato de Experiência em um Hospital Universitário. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.538

Edição

Seção

Artigos originais