OpenPACS – Sistema Open Source para Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas: Relato de Experiência em um Hospital Universitário
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.538Palavras-chave:
Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas (PACS), OpenPACS, telediagnóstico, Informática em Saúde Pública.Resumo
O Brasil institucionalizou o direito à saúde a todos por meio da promulgação da Constituição Federal de 1988. Entretanto, dificuldades contrapõem-se a garantirmos este direito, e entre essas estão a complexidade no gerenciamento dos dados dos pacientes e o acesso a médicos especialistas em determinadas regiões do país. Uma nova solução, chamada PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas), a qual visa minimizar essas adversidades, está sendo discutida na comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo descrever o OpenPACS e apresentar um relato de experiência de sua utilização no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Esse sistema foi desenvolvido para apoiar a gestão hospitalar através da redução dos custos e auxílio no gerenciamento dos dados dos pacientes, e para permitir o diagnóstico a distância. No HUOL foi observada uma redução dos custos, melhoria no gerenciamento dos dados dos pacientes, redução das taxas de repetição de exames, facilitação de acesso aos dados dos exames e melhoria no fluxo de trabalho clínico. Acreditamos que esse sistema poderá ser utilizado por outros hospitais públicos para melhorar a eficiência, permitir o diagnóstico a distância, diminuir as listas de espera e melhorar o atendimento aos pacientes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.