BioSUS: uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação para a gestão do SUS em Maceió
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.542Palavras-chave:
BioSUS, Biometria, Informática em Saúde Pública, Gestão em Saúde, Tecnologia da InformaçãoResumo
Uma das maiores dificuldades do gestor municipal do Sistema Único se Saúde (SUS) é monitorar, auditar e gerenciar um grande número de atendimentos/procedimentos realizados. Os dados desses atendimentos, em sua maioria, são gerados por sistemas que não se comunicam, e ou registrados em papel. Neste contexto, a compilação destes dados torna-se ineficiente, sendo comum perdas e inconsistências. Este artigo apresenta a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió de consolidar e dar transparência as informações de sua rede de saúde pública através do sistema BioSUS. Trata-se de um sistema Web que mantém os dados centralizados, com capacidade para compilar e disponibilizar as informaçõesregistradas. Tal sistema utiliza a biometria digital para confirmação e validação, em tempo real, do atendimento realizado na rede SUS.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.