Gestão do conhecimento aplicada à Saúde Pública: uma reflexão sobre os laboratórios públicos produtores de imunobiológicos

Autores

  • Bruna de Paula Fonseca Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), na área de Gestão do Conhecimento e Inovação. Bióloga, mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ, atua como tecnologista em Bio-Manguinhos (Fiocruz/RJ)
  • Marcus Vinicius de Araújo Fonseca Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Ciências na COPPE/UFRJ, Graduado em Engenharia Química, Professor e pesquisador do Instituto de Química da UFRJ e do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.549

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Saúde pública, Inovação, Laboratórios públicos produtores, Redes

Resumo

O recente desenvolvimento do cenário internacional na área de imunobiológicos trouxe a oferta contínua, pelas multinacionais, de novos produtos, com alto valor agregado, para a saúde pública. Diante deste quadro, os laboratórios públicos produtores precisam adquirir maior velocidade de inovação para manter-se como laboratórios estratégicos para a política de saúde pública e de desenvolvimento industrial e tecnológico do Governo. Para auxiliar esse processo é preciso gerenciar e compartilhar continuamente conhecimentos de todos os tipos, para necessidades existentes e emergentes, visando identificar e explorar a dinâmica dos repositórios de conhecimento preexistentes e adquiridos por essas organizações para desenvolver novas oportunidades e garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, este artigo se propõe a trazer uma reflexão sobre a aplicação da gestão do conhecimento e do compartilhamento de conhecimento como mecanismos essenciais de estímulo à inovação em laboratórios públicos produtores de imunobiológicos.

 

Downloads

Como Citar

Fonseca, B. de P., & Fonseca, M. V. de A. (2013). Gestão do conhecimento aplicada à Saúde Pública: uma reflexão sobre os laboratórios públicos produtores de imunobiológicos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.549

Edição

Seção

Ensaios