Gestão do conhecimento aplicada à Saúde Pública: uma reflexão sobre os laboratórios públicos produtores de imunobiológicos
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.549Palabras clave:
Gestão do conhecimento, Saúde pública, Inovação, Laboratórios públicos produtores, RedesResumen
O recente desenvolvimento do cenário internacional na área de imunobiológicos trouxe a oferta contínua, pelas multinacionais, de novos produtos, com alto valor agregado, para a saúde pública. Diante deste quadro, os laboratórios públicos produtores precisam adquirir maior velocidade de inovação para manter-se como laboratórios estratégicos para a política de saúde pública e de desenvolvimento industrial e tecnológico do Governo. Para auxiliar esse processo é preciso gerenciar e compartilhar continuamente conhecimentos de todos os tipos, para necessidades existentes e emergentes, visando identificar e explorar a dinâmica dos repositórios de conhecimento preexistentes e adquiridos por essas organizações para desenvolver novas oportunidades e garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, este artigo se propõe a trazer uma reflexão sobre a aplicação da gestão do conhecimento e do compartilhamento de conhecimento como mecanismos essenciais de estímulo à inovação em laboratórios públicos produtores de imunobiológicos.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.