Fluxos de Informação no SisHiperDia: um estudo de caso
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.570Mots-clés :
Gestão da Informação, SISHIPERDIA, Tecnologia leve no cuidado à saúdeRésumé
O aumento de pessoas acometidas por doenças crônicas na sociedade contemporânea tem orientado mudanças na forma de gestão dos serviços de saúde. O cuidado e a atenção às doenças crônicas pedem por intervenções mais complexas o que, entre outros pontos, abre um espaço para que novos dispositivos e estratégias possam auxiliar na mediação dos usuários com os profissionais de saúde, e com o próprio sistema de saúde. Estudos recentes apontam que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem contribuir nesse processo, com potencial para auxiliar na formulação de políticas de atendimento integral à população. Trata-se de um estudo exploratório focado no sistema de cadastramento e acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA). Com o objetivo de avaliar junto aos profissionais de saúde, como uma tecnologia da informação participa e potencialmente pode participar na construção dos processos de trabalho de uma unidade de atenção à saúde. A perspectiva epistemológica segue a abordagem da Educação Permanente em Saúde, e as estratégias metodológicas utilizadas para alcance dos objetivos são: análise documental, observação do cotidiano em uma unidade básica de saúde e grupo focal. Os resultados apontam que a baixa adesão às tecnologias não é apenas resultado de despreparo do profissional, mas é também influenciada por fatores que envolvem o significado do trabalho e o agir em saúde.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.