Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583Palavras-chave:
Inovação em saúde, Prospecção tecnológica, Recuperação da informação, Estratégia de busca, Patente.Resumo
A questão norteadora do resultado de pesquisa aqui apresentado é a elaboração de uma estratégia de busca de informação em documentos de patente. Mais especificamente, o artigoapresenta uma avaliação do uso das linguagens, da truncagem e localização dos termosselecionados. A estratégia de busca foi elaborada na base de patentesDerwent InnovationsIndex, interface disponível no Portal de Periódicos da Capes, pelo cruzamento de conceitos demalária com o diagnóstico associados à Classificação Internacional de Patentes (CIP) noperíodo entre 2005 e 2009 e o resultado foi analisado com software de mineração de texto. Odiagnóstico da maláriaé justificado pela importância da doença em nível mundial,considerando que um diagnóstico preciso influencia no tratamento mais adequado e podeacarretar reduções nos custos das despesas de saúde. Os resultados revelaram queabuscapor termos apenas no título limita o retorno dos resultados, já que a maior parte dos conceitosfoi encontrada no resumo. O uso da linguagem natural e controlada na mesma estratégia debusca é fundamental para se obter retorno mais preciso da informação. A truncagem éimportante na estratégia de busca; é necessário, porém, conhecimento das combinações dostermos para que não sejam recuperadas informações irrelevantes.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.