Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária

Autores/as

  • Leonardo Silva Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cícera Henrique da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583

Palabras clave:

Inovação em saúde, Prospecção tecnológica, Recuperação da informação, Estratégia de busca, Patente.

Resumen

A questão norteadora do resultado de pesquisa aqui apresentado é a elaboração de uma estratégia de busca de informação em documentos de patente. Mais especificamente, o artigoapresenta uma avaliação do uso das linguagens, da truncagem e localização dos termosselecionados. A estratégia de busca foi elaborada na base de patentesDerwent InnovationsIndex, interface disponível no Portal de Periódicos da Capes, pelo cruzamento de conceitos demalária com o diagnóstico associados à Classificação Internacional de Patentes (CIP) noperíodo entre 2005 e 2009 e o resultado foi analisado com software de mineração de texto. Odiagnóstico da maláriaé justificado pela importância da doença em nível mundial,considerando que um diagnóstico preciso influencia no tratamento mais adequado e podeacarretar reduções nos custos das despesas de saúde. Os resultados revelaram queabuscapor termos apenas no título limita o retorno dos resultados, já que a maior parte dos conceitosfoi encontrada no resumo. O uso da linguagem natural e controlada na mesma estratégia debusca é fundamental para se obter retorno mais preciso da informação. A truncagem éimportante na estratégia de busca; é necessário, porém, conhecimento das combinações dostermos para que não sejam recuperadas informações irrelevantes.

Biografía del autor/a

Leonardo Silva Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possuiespecialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e Mestrado em Ciências,ambos pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde(Icict/Fiocruz). Trabalha na área de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec).

Cícera Henrique da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio, mestre em Ciência da Informaçãopela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de InformaçãoCientífica e Tecnológica e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pelaUniversité d'Aix-Marseille III. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação emInformação e Comunicação em Saúde – PPGICS e pesquisadora em saúde pública doLaboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict/Fiocruz.

Cómo citar

Leite, L. S., & Silva, C. H. da. (2013). Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583

Número

Sección

Artículos originales