Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583Palabras clave:
Inovação em saúde, Prospecção tecnológica, Recuperação da informação, Estratégia de busca, Patente.Resumen
A questão norteadora do resultado de pesquisa aqui apresentado é a elaboração de uma estratégia de busca de informação em documentos de patente. Mais especificamente, o artigoapresenta uma avaliação do uso das linguagens, da truncagem e localização dos termosselecionados. A estratégia de busca foi elaborada na base de patentesDerwent InnovationsIndex, interface disponível no Portal de Periódicos da Capes, pelo cruzamento de conceitos demalária com o diagnóstico associados à Classificação Internacional de Patentes (CIP) noperíodo entre 2005 e 2009 e o resultado foi analisado com software de mineração de texto. Odiagnóstico da maláriaé justificado pela importância da doença em nível mundial,considerando que um diagnóstico preciso influencia no tratamento mais adequado e podeacarretar reduções nos custos das despesas de saúde. Os resultados revelaram queabuscapor termos apenas no título limita o retorno dos resultados, já que a maior parte dos conceitosfoi encontrada no resumo. O uso da linguagem natural e controlada na mesma estratégia debusca é fundamental para se obter retorno mais preciso da informação. A truncagem éimportante na estratégia de busca; é necessário, porém, conhecimento das combinações dostermos para que não sejam recuperadas informações irrelevantes.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.