Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.611Palavras-chave:
Dados de Pesquisa, Curadoria Digital, e-Science, Ciência aberta, Análise de dadosResumo
O desenvolvimento de uma nova geração de experimentos, sensores, instrumentos e software de simulação faz com que a pesquisa científica contemporânea produza e utilize uma quantidade extraordinária de dados. Esse fato caracteriza o conceito emergente de e-Science, que oferece um conjunto de ferramentas tecnológicas para a coleta e análise de dados de pesquisa e possibilita que novos enfoques, aplicações, inovações e serviços sejam oferecidos pela ciência moderna. Porém, para que os dados sejam preservados eles precisam passar por processos de curadoria digital, cuja principal metodologia é atribuir a eles metadados estruturais e semânticos que garantam transmissão de conhecimento para o futuro. Por outro lado, no âmbito da ciência aberta, existe uma tendência mundial para dar acesso livre aos periódicos científicos e essa demanda se estende agora para o acesso livre e inteligível dos dados gerados pela pesquisa científica. Este trabalho discute brevemente a importância dos dados científicos abertos e os seus impactos nos atuais sistemas de informação para a pesquisa e, finalmente, propõe elementos para a composição de um modelo de curadoria digital de dados de pesquisa para o país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.