O Acesso Aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.618Palavras-chave:
Políticas de Acesso Aberto, Universidades, Acesso Aberto, Conhecimento científico, Revista Científica em Acesso Aberto (Via Dourada), Repositório Institucional (Via Verde), Disseminação da Informação, Acesso à InformaçãoResumo
Trata das barreiras de acesso ao conhecimento científico, ressaltando as contradições provocadas pelo modelo de negócios utilizado na comercialização da revista científica. Foca no sistema de arbitragem ou de revisão por pares que envolve o editor científico e os revisores na atividade de avaliação de artigos. Mediante a análise da cadeia de produção do conhecimento científico, por meio da discriminação de suas fases, observa os problemas inerentes à apropriação privada dos resultados desta produção, com foco em questões relacionadas à ética na pesquisa e a direitos autorais. Examina as motivações que levaram ao surgimento do movimento pelo acesso aberto e livre à informação científica e as suas recomendações e ações. Estas, aglutinadas nas viasDourada (periódicos em acesso aberto) e Verde (repositórios institucionais), oferecem elementos consistentes para a proposição de uma política pública de acesso aberto ainda inexistente no Brasil. O artigo atribui à universidade um papel destacado frente a tal política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.