Controle social e regulação da propaganda de medicamentos:consulta pública sobre propaganda de medicamentos expõe fragilidades do processo de participação social da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Autores

  • Álvaro César Nascimento Fiocruz
  • Fernanda Affonso de Paula Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.648

Palavras-chave:

vigilância sanitária, propaganda, medicamentos, mídia, controle social

Resumo

 Este artigo analisa a debilidade do mecanismo da Consulta Pública como parte da modelagem de controle social da Anvisa, demonstrando a incapacidade dessa ferramenta de assegurar a incorporação das proposições apresentadas pela sociedade. UUtiliza, como exemplo, o processo de elaboração da nova regulação da propaganda de medicamentos. Quatro fragilidades caracterizavam o instrumento de regulação anterior: 1. A fiscalização e punição de irregularidades eram realizadas após a infração, quando a população já fora submetida a risco; 2. As multas tinham baixo valor; 3. Não havia mecanismo que impedisse que as multas fossem repassadas aos preços dos produtos; 4. A frase "A persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado", ao invés de conscientizar sobre os riscos da automedicação, estimulava pelo menos o primeiro uso de medicamentos sem receita. Segundo dados da Anvisa e de estudos acadêmicos, 90% da publicidade medicamentosa continham irregularidades. Ao rejeitar – no âmbito da Consulta Pública 84/2005, instaurada para elaborar uma nova Resolução – dezenove proposições encaminhadas por órgãos de consumidores, entidades científicas, profissionais de saúde e especialistas em uso correto do medicamento, a Anvisa manteve todas as principais fragilidades do modelo regulador anterior, deixando de equiparar o modelo brasileiro aos mais avançados no mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Álvaro César Nascimento, Fiocruz

     Jornalista, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, com especialização em Informação e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Tecnologista do Departamento de Ciências Sociais da Ensp/Fiocruz, atua também como editor de conteúdo da página eletrônica do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária – Cecovisa. Foi Coordenador de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz e editor e coordenador do Programa Radis – ENSP/ Fiocruz.

  • Fernanda Affonso de Paula, Fiocruz

    Farmacêutica com habilitação em Indústria pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Saúde Pública na Subárea de Planejamento e Gestão em Saúde na ENSP/ Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando em temas como propaganda de medicamentos e vigilância sanitária.

Downloads

Como Citar

Controle social e regulação da propaganda de medicamentos:consulta pública sobre propaganda de medicamentos expõe fragilidades do processo de participação social da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (2010). RECIIS, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.648

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 > >>