Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia

Autores

  • Edgard Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patrícia Cunha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.650

Palavras-chave:

observatórios de mídia, democratização da comunicação, controle social, participação,

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma análise sobre 77 observatórios de mídia em 23 países, tendo como ênfase as relações que têm com o conceito e a instituição da democracia. São destacadas algumas de suas práticas, estruturas, objetivos e justificativas, conduzindo a uma categorização que os situam como reformistas, revolucionários e/ou "conservadores". Nas conclusões, ressalta a importância que os observatórios de mídia têm como agentes de incentivo à reflexão e à participação da sociedade em prol de uma democratização dos processos comunicacionais. Apresenta ainda a proposta aprovada na I Conferência Nacional de Comunicação para a criação de observatórios e ouvidorias em todo o país.

 

 

Biografia do Autor

Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Jornalista, doutor em Comunicação, professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, coordenador do Observatório da Mídia Regional. Diretor de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom.

Patrícia Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pesquisadora do Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas.

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Como Citar

Rebouças, E., & Cunha, P. (2010). Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.650