Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.650Mots-clés :
observatórios de mídia, democratização da comunicação, controle social, participação,Résumé
Este artigo apresenta parte de uma análise sobre 77 observatórios de mídia em 23 países, tendo como ênfase as relações que têm com o conceito e a instituição da democracia. São destacadas algumas de suas práticas, estruturas, objetivos e justificativas, conduzindo a uma categorização que os situam como reformistas, revolucionários e/ou "conservadores". Nas conclusões, ressalta a importância que os observatórios de mídia têm como agentes de incentivo à reflexão e à participação da sociedade em prol de uma democratização dos processos comunicacionais. Apresenta ainda a proposta aprovada na I Conferência Nacional de Comunicação para a criação de observatórios e ouvidorias em todo o país.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.