Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas

Autores

  • Carla Moura Lima Fiocruz
  • Eduardo Stotz Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.666

Palavras-chave:

religiosidade popular, educação popular, educação popular e saúde, apoio social, sofrimento difuso

Resumo

O presente texto analisa estudos sobre Religiosidade Popular e Saúde realizados no interior da linha de pesquisa Educação, Saúde e Cidadania, cadastrada como grupo de pesquisa no CNPq. A metodologia empregada no atual trabalho utiliza elementos da revisão sistemática. Foram selecionadas duas experiências consideradas relevantes na trajetória do estudo da Religiosidade Popular, na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Uma constatação comum a esses estudos é a de que a população, mesmo por meio da adesão religiosa, acessa e elabora dimensões do viver em localidades pobres sob o domínio de grupos violentos, aumentando sua resistência às adversidades, às iniquidades sociais e trazendo mais sentido e contentamento à vida.

 

 

 

Biografia do Autor

Carla Moura Lima, Fiocruz

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz. Rio de Janeiro, Brasil.

 

Eduardo Stotz, Fiocruz

Sociólogo; pesquisador e professor do Departamento de Endemias da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/ Fiocruz. Rio de Janeiro, Brasil.

 

Como Citar

Lima, C. M., & Stotz, E. (2015). Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.666