Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.666Palabras clave:
religiosidade popular, educação popular, educação popular e saúde, apoio social, sofrimento difusoResumen
O presente texto analisa estudos sobre Religiosidade Popular e Saúde realizados no interior da linha de pesquisa Educação, Saúde e Cidadania, cadastrada como grupo de pesquisa no CNPq. A metodologia empregada no atual trabalho utiliza elementos da revisão sistemática. Foram selecionadas duas experiências consideradas relevantes na trajetória do estudo da Religiosidade Popular, na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Uma constatação comum a esses estudos é a de que a população, mesmo por meio da adesão religiosa, acessa e elabora dimensões do viver em localidades pobres sob o domínio de grupos violentos, aumentando sua resistência às adversidades, às iniquidades sociais e trazendo mais sentido e contentamento à vida.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.