Novas tecnologias, antigos problemas: a reprodução de velhas práticas de comunicação em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.671Palavras-chave:
Tecnologias de comunicação, Midiatização, Jornalismo, Comunicação e saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Este artigo discute possibilidades e potencialidades das novas tecnologias na comunicação, considerando características dessas últimas, processos de midiatização e os modelos comunicacionais. O advento da internet favoreceu a interação, modificando a relação dos meios de comunicação com a sociedade; no entanto, seu uso segundo um modelo difusionista pode limitar suas potencialidades. A fim de ilustrar a análise teórica e discutir novos papéis assumidos pelo jornalismo e pela sociedade na produção de conteúdo e como isso pode impactar o campo da comunicação e saúde, menciona-se um caso envolvendo a cobertura jornalística de uma tumultuada marcação de consultas em unidade de referência do SUS.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.