Responsabilidade ambiental individualizada e complexidade na Suécia
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i4.726Palavras-chave:
problemas ambientais, risco, responsabilidade, ação, competência, complexidade, sociedade de riscoResumo
O presente artigo debate a individualização da responsabilidade ambiental, assim como os requisitos, visando refletir sobre as consequências ambientais das atividades do dia a dia, o que é feito com relação à ideia de que a consciência dos riscos e problemas ambientais influenciarão as atividades ambientais. Foram investigadas as atividades sustentáveis na vida do dia a dia de 64 domicílios suecos, em uma pesquisa multidisciplinar e qualitativa. Ao interagir com intrincados sistemas sociotécnicos para viver a vida do dia a dia, esses domicílios podem exercer e sofrer impactos do ambiente de locais próximos e afastados, e o enfoque agora reside em como eles concebem essas influências e sua responsabilidade com relação ao ambiente. O debate girará em relação a um conjunto de categorias referentes às maneiras como os entrevistados descrevem os problemas ambientais. Este artigo mostra que moradores conhecem os problemas e riscos ambientais e acreditam que tenham uma responsabilidade pessoal, que consideram ser, sobretudo, a reciclagem. O artigo, porém, também discute argumentos sobre domicílios que não agem de maneira pró-ambiental. A discussão teórica se processa com relação à refletividade e à sociedade de risco, e as conclusões estão vinculadas aos desafios que a complexidade levanta para a possibilidade de refletir sobre as consequências ambientais e para agir de maneira pró-ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.