Responsabilidade ambiental individualizada e complexidade na Suécia
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i4.726Palabras clave:
problemas ambientais, risco, responsabilidade, ação, competência, complexidade, sociedade de riscoResumen
O presente artigo debate a individualização da responsabilidade ambiental, assim como os requisitos, visando refletir sobre as consequências ambientais das atividades do dia a dia, o que é feito com relação à ideia de que a consciência dos riscos e problemas ambientais influenciarão as atividades ambientais. Foram investigadas as atividades sustentáveis na vida do dia a dia de 64 domicílios suecos, em uma pesquisa multidisciplinar e qualitativa. Ao interagir com intrincados sistemas sociotécnicos para viver a vida do dia a dia, esses domicílios podem exercer e sofrer impactos do ambiente de locais próximos e afastados, e o enfoque agora reside em como eles concebem essas influências e sua responsabilidade com relação ao ambiente. O debate girará em relação a um conjunto de categorias referentes às maneiras como os entrevistados descrevem os problemas ambientais. Este artigo mostra que moradores conhecem os problemas e riscos ambientais e acreditam que tenham uma responsabilidade pessoal, que consideram ser, sobretudo, a reciclagem. O artigo, porém, também discute argumentos sobre domicílios que não agem de maneira pró-ambiental. A discussão teórica se processa com relação à refletividade e à sociedade de risco, e as conclusões estão vinculadas aos desafios que a complexidade levanta para a possibilidade de refletir sobre as consequências ambientais e para agir de maneira pró-ambiental.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.