Análise do discurso, o uso de imagens e o campo da saúde: aspectos teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.777Palavras-chave:
análise do discurso, Sociolinguística Interacional, pesquisa qualitativa, imagens, SaúdeResumo
Este artigo objetiva apresentar as bases da análise do discurso na perspectiva interacional e sua aplicação em pesquisas no campo da Saúde, mais especificamente a área da Saúde Mental. Inicialmente discorre-se sobre o termo análise do discurso, ferramenta metodológica de natureza empírica amplamente usada em investigações de vários campos do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e nas Ciências da Saúde. São apresentadas as bases epistemológicas comuns que orientam as mais de 50 abordagens distintas existentes para a análise do discurso para, em seguida, detalhar os princípios teóricos que informam a vertente sócio-interacionista, que concebe o discurso como uma produção conjunta dos participantes em uma interação face a face. Os procedimentos metodológicos empregados na coleta e no exame do corpus, tais como a criação de um sistema de transcrição e a posterior categorização das ações/sequências são apresentados para, em seguida, apontar-se as vantagens e os problemas no uso de imagens em pesquisas qualitativas em saúde. Por fim, propõe-se a discussão sobre as implicações éticas e práticas advindas da adoção da vertente sócio-interacionista da análise do discurso para o uso de imagens em pesquisas no campo da saúde.
Palavras-chave: análise do discurso; Sociolinguística Interacional; pesquisa qualitativa; imagens; Saúde
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.