Análise do discurso, o uso de imagens e o campo da saúde: aspectos teórico-metodológicos

Auteurs

  • Diana Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.777

Mots-clés :

análise do discurso, Sociolinguística Interacional, pesquisa qualitativa, imagens, Saúde

Résumé

Este artigo objetiva apresentar as bases da análise do discurso na perspectiva interacional e sua aplicação em pesquisas no campo da Saúde, mais especificamente a área da Saúde Mental. Inicialmente discorre-se sobre o termo análise do discurso, ferramenta metodológica de natureza empírica amplamente usada em investigações de vários campos do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e nas Ciências da Saúde. São apresentadas as bases epistemológicas comuns que orientam as mais de 50 abordagens distintas existentes para a análise do discurso para, em seguida, detalhar os princípios teóricos que informam a vertente sócio-interacionista, que concebe o discurso como uma produção conjunta dos participantes em uma interação face a face. Os procedimentos metodológicos empregados na coleta e no exame do corpus, tais como a criação de um sistema de transcrição e a posterior categorização das ações/sequências são apresentados para, em seguida, apontar-se as vantagens e os problemas no uso de imagens em pesquisas qualitativas em saúde. Por fim, propõe-se a discussão sobre as implicações éticas e práticas advindas da adoção da vertente sócio-interacionista da análise do discurso para o uso de imagens em pesquisas no campo da saúde.

Palavras-chave: análise do discurso; Sociolinguística Interacional; pesquisa qualitativa; imagens; Saúde

Biographie de l'auteur

Diana Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social - UNIRIO

Comment citer

Pinto, D. (2011). Análise do discurso, o uso de imagens e o campo da saúde: aspectos teórico-metodológicos. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 5(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.777

Numéro

Rubrique

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