O olhar dos profissionais de saúde e de usuários de uma unidade básica de saúde sobre a educação nutricional
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v1i2.905Palavras-chave:
Educação Nutricional, implementação, Saúde PúblicaResumo
A educação nutricional é um processo participativo de aquisição de conhecimento sobre alimentação saudável. Questiona-se a implementação da educação nutricional no serviço público de saúde baseada em pesquisa realizada com profissionais de saúde e usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A execução da educação nutricional exige do profissional de saúde conhecimentos específicos a fim de abordar problemas alimentares. O nutricionista não está devidamente inserido na saúde pública. A partir da metodologia quanti-qualitativa foram feitas entrevistas com oito profissionais de saúde da UBS para verificar suas vivências profissional e pessoal quanto à educação nutricional. Foram entrevistados 306 usuários do serviço, uma amostra representativa da população atendida pela UBS com o intuito de analisar a influência dessa atividade na sua saúde. Os resultados das entrevistas apontaram que os profissionais sentem dificuldades de abordar informações sobre alimentação e acreditam ter espaço para o nutricionista atuar em uma equipe multidisciplinar. Os usuários, em 97%, acreditam que a alimentação interfere na qualidade de vida e 19,28% afirmam que problemas alimentares estão relacionados à educação. A educação nutricional inexiste como programa estruturado. A mobilização dos nutricionistas se faz necessária no exercício de sua função e atendimento das demandas de profissionais e usuários da saúde pública.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.