O olhar dos profissionais de saúde e de usuários de uma unidade básica de saúde sobre a educação nutricional
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v1i2.905Palabras clave:
Educação Nutricional, implementação, Saúde PúblicaResumen
A educação nutricional é um processo participativo de aquisição de conhecimento sobre alimentação saudável. Questiona-se a implementação da educação nutricional no serviço público de saúde baseada em pesquisa realizada com profissionais de saúde e usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A execução da educação nutricional exige do profissional de saúde conhecimentos específicos a fim de abordar problemas alimentares. O nutricionista não está devidamente inserido na saúde pública. A partir da metodologia quanti-qualitativa foram feitas entrevistas com oito profissionais de saúde da UBS para verificar suas vivências profissional e pessoal quanto à educação nutricional. Foram entrevistados 306 usuários do serviço, uma amostra representativa da população atendida pela UBS com o intuito de analisar a influência dessa atividade na sua saúde. Os resultados das entrevistas apontaram que os profissionais sentem dificuldades de abordar informações sobre alimentação e acreditam ter espaço para o nutricionista atuar em uma equipe multidisciplinar. Os usuários, em 97%, acreditam que a alimentação interfere na qualidade de vida e 19,28% afirmam que problemas alimentares estão relacionados à educação. A educação nutricional inexiste como programa estruturado. A mobilização dos nutricionistas se faz necessária no exercício de sua função e atendimento das demandas de profissionais e usuários da saúde pública.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.