Digital preservation in the Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Authors

  • Laerte Pereira da Silva Júnior Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Programa de doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Porto, Portugal. Universidade Federal da Paraíba, Analista de Tecnologia da Informação. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Maria Manuel Borges Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.441

Keywords:

Open Access, Institutional repository, Digital preservation, RCAAP.

Abstract

Fundamental to the advancement of science, accessibility to scientific information is the motivation that gave rise to the Open Access. In Portugal, the Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) collects Portuguese institutional repositories. However, these repositories have no policies, strategies or actions defined in the field of digital preservation. For this reason, RCAAP produced a report with nine recommendations for the digital preservation of the repositories. In this article, such recommendations are analyzed and a wide dissemination of their implementation is underlined.

ARTICLE INFORMATION

Submitted: 30.mar.2014 Accepted: 14.out.2014 Published: 19.dez.2014

Conflicts of interest: None.

Source of funding: Full Doctoral Scholarship Abroad of Higher Education Personnel Improvement Coordination.

Authorial contribution: The authors also participated in all phases of preparation of the article.

Author Biographies

Laerte Pereira da Silva Júnior, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Programa de doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Porto, Portugal. Universidade Federal da Paraíba, Analista de Tecnologia da Informação. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

 Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitals pela Universidade do Porto - Portugal. Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2012), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2004) e graduação em Licenciatura Plena em Letras (UFPB,1989). Trabalha como Analista de Tecnologia da Informação, lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Atua como colaborador nos trabalhos de pesquisa dos aspectos técnicos e de gestão da Rede de Serviços de Preservação Digital, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Usabilidade, Arquitetura da Informação na Web, Preservação Digital e Redes de Computadores, com ênfase em Administração de Serviços de Rede e Internet. 

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges. Concluiu Doutoramento em Letras, área de Ciências Documentais, especialidade em TIC pela Universidade de Coimbra em 2007. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 26 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 93 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 34 em Portugal. Orientou 2 teses de doutoramento e co-orientou 4, orientou 26 dissertações de mestrado e co-orientou 4 na área de Ciências da Comunicação. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2009 e 2012 participou em 2 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 39 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação científica, Acesso livre à informação, Bibliotecas digitais, Ciência da Informação, Repositórios institucionais, Direitos de Autor, Bibliometria, Cibercultura, Arquivos e Bibliografia.

Published

2014-12-19

How to Cite

da Silva Júnior, L. P., & Borges, M. M. (2014). Digital preservation in the Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.441

Issue

Section

Essays