Mídia e Saúde: os editoriais sobre saúde do periódico pernambucano Jornal do Commercio
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.592Keywords:
Comunicação e Saúde, Saúde e Mídia, Observatório de mídia, Laces, CPqAMAbstract
Este trabalho integra as atividades do Observatório Saúde na Mídia (Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde/ICICT/ Fundação Oswaldo Cruz). Em Pernambuco (CPqAM/Fiocruz), o projeto monitora os jornais Jornal do Commercio (JC) e Folha de Pernambuco, jornais de linhas e políticas editoriais distintas. De agosto a dezembro de 2010 os dois jornais apresentaram 28 editoriais sobre saúde, sendo 7 do JC e 21 da Folha de Pernambuco. Neste artigo, nos deteremos na análise dos sete editoriais publicados no Jornal do Commercio, a partir do referencial teórico-metodológico da Semiologia dos Discursos Sociais, que integra a perspectiva da produção social dos sentidos e envolve noções de polifonia, contexto, concorrência discursiva, poder simbólico e lugar de interlocução. Tais concepções são fundamentais para análise e compreensão do editorial, permitindo observar as diversas vozes que emergem sobre os temas da saúde e do Sistema Único de Saúde. Pertencente à categoria de jornalismo opinativo, o editorial é um dos gêneros primordiais do jornalismo impresso, o de maior responsabilidade discursiva da empresa. Ele expressa a opinião da empresa jornalística diante dos fatos de maior repercussão e é um texto predominantemente argumentativo, voltado à persuasão do leitor sobre o ponto de vista defendido pelo jornal.References
ARÚJO, I. S. de. A reconversão do olhar. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
_________. Mercado simbólico: um modelo de comunicação para políticas públicas [Versão
eletrônica], Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu,v. 8, n.14, p.165-178.
Disponível em: <http://www.interface.org.br> Acesso em 10 junho de 2012.
_________. Contextos, mediações e produção de sentidos: uma abordagem conceitual e
metodológica em comunicação e saúde. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação,
Informação & Inovação em saúde. Rio de Janeiro, v 3, n.3, p. 42-50.Disponível em
<http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/280/324> Acesso em 18 junho
de 2012.
BELTRÃO, L. Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Editora Sulina, 1980
CARDOSO, J. (2001). Comunicação, saúde e discurso preventivo: reflexões a partir de uma
leitura das campanhas nacionais de AIDS veiculadas pela TV (1987-1999).2001. Dissertação
mestrado. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
Controle dos antibióticos. Jornal do Commercio, Recife, 7 nov.2010. Opinião, p. 30
O fim da desnutrição. Jornal do Commercio, Recife, 14 set.2010. Opinião, p. 10
A invasão e o perigo das motos. Jornal do Commercio, Recife, 11 dez.2010. Opinião, p. 22
MELO, J. M. de. A opinião no jornalismo brasileiro. (2. ed.). Petrópolis: Vozes, 1994.
O mosquito está ganhando. Jornal do Commercio, Recife, 21 nov.2010. Opinião, p. 22
O perigo da superbactéria. Jornal do Commercio, Recife, 3 nov.2010. Opinião, p. 08
PINTO, M. J. Comunicação e Discurso: Introdução à Análise de Discurso. São Paulo: Hacker
Editores, 1999.
Reconstrução penosa. Jornal do Commercio. Recife.28 dez.2010. Opinião, p. 14
SILVA, C. L. (2009). A carta ao leitor de Veja: um estudo histórico sobre editoriais [Versão
eletrônica], Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação,São Paulo, v. 32, n.1,
-107. Disponível em <http://www.intercom.org.br/revista/ > Acesso em 18 junho de 2012.
Vidas transplantadas. Jornal do Commercio, Recife, 11 ago.2010. Opinião, p. 10.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Author’s rights: The author retains unrestricted rights over his work.
Rights to reuse: Reciis adopts the Creative Commons License, CC BY-NC non-commercial attribution according to the Policy on Open Access to Knowledge by Oswaldo Cruz Foundation. With this license, access, download, copy, print, share, reuse, and distribution of articles is allowed, provided that it is for non-commercial use and with source citation, granting proper authorship credits and reference to Reciis. In such cases, no permission is required from the authors or editors.
Rights of authors’s deposit / self-archiving: The authors are encouraged to deposit the published version, along with the link of their article in Reciis, in institutional repositories.