Dossiê - Gestão da informação e da comunicação em saúde
Dentro do vasto campo da saúde e de suas diversas ramificações, seja em estruturas de prestação de serviços (hospitais, clínicas, unidades básicas e outros), seja dentro do grande sistema de saúde (instituições de ensino, veículos de comunicação, fornecedores, governo, órgãos de vigilância e monitoramento, associações da sociedade civil, entre outros, que contribuem sobremaneira para a promoção, prevenção e atenção à saúde), temos dois grandes campos que interagem, se relacionam e se imbricam nessa relação: a gestão da informação e da comunicação em saúde. É a informação, e suas formas de produção, circulação e consumo, que conecta essas partes de um sistema complexo, como a Saúde Coletiva.
Os diversos procedimentos dos fluxos assistenciais, administrativos e logísticos da saúde são atravessados e se sustentam na realização de ações informacionais e comunicacionais, fatores fulcrais para o adequado funcionamento de qualquer organização, que no setor saúde ainda se revela de forma mais acentuada.
Essa relevância se deve principalmente aos diversos riscos que se apresentam às instituições e às pessoas envolvidas (pacientes, familiares, profissionais, sociedade) quando o gerenciamento desses temas não é empreendido de forma adequada, demonstrando a importância do fortalecimento de estudos científicos que embasam a tomada de decisão para a definição de protocolos, sistemas e padrões de atuação.
A complexa teia informacional-comunicacional do setor saúde figura-se ainda como múltipla, transversal e interdisciplinar, proporcionando que variadas áreas possam contribuir com distintos olhares que se complementam para a reflexão quanto à melhoria contínua dos processos no âmbito dos aparelhos e serviços de saúde. Grande parte dessa informação circula atualmente em ambientes digitais os mais diversos e sem a integração necessária, o que vem alterando a organização do trabalho em saúde e a relação entre cidadãos e o sistema de saúde.
Os pontos a serem discutidos neste dossiê partem desde o pensamento sobre comunicação enquanto mediação entre seres humanos para o fortalecimento de vínculos, bem como sua caracterização técnica de ferramentas para a conexão destes, até a informação como um insumo comunicacional e base de dados essencial para o monitoramento de políticas e de participação social e a continuidade da produção de sentidos na assistência e vigilância em saúde, assim como formas de armazenamento, uso e tratamento efetivo dos dados utilizados entres os campos da informação e da comunicação.
Serão avaliadas propostas de artigos originais nos seguintes eixos temáticos:
- Gestão do conhecimento e da informação em saúde;
- Comunicação visual da informação em saúde;
- Comunicação de dados em saúde;
- Perspectivas interseccionais na organização do conhecimento em saúde;
- Ciência aberta e a gestão da informação em saúde;
- Produção científica e tecnológica em saúde;
- Saúde digital, inclusão social e segurança de dados;
- Modelagens de sistemas de informações em saúde;
- Sistemas de informação em saúde e a produção do conhecimento;
- Relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade;
- A gestão da comunicação, as estratégias de visibilidade e a legitimidade das organizações de saúde;
- Opinião pública, imagem pública e estratégias de reconhecimento das organizações de saúde em contextos midiatizados;
- A desinformação em saúde como problema de gestão de informação e comunicação;
- A qualidade da informação em saúde: princípios, políticas e práticas;
- A memória organizacional e a gestão da informação e da comunicação em saúde;
- A gestão da comunicação como possibilidade para melhoria da qualidade e segurança das pessoas nas unidades de saúde.
Editores convidados: Mario Pérez-Montoro (Universitat de Barcelona – Espanha); J. Antônio Cirino (Universitat de Barcelona – Espanha).
Prazo de submissão de artigo: até 30 de setembro de 2022.
Publicação: janeiro/março de 2023.
Ao submeter o trabalho, por favor, use a categoria Dossiê Gestão da informação e da comunicação em saúde.
Dossier - Gestión de la información y comunicación en salud
Dentro del vasto campo de la salud y sus diversas ramas, ya sea en estructuras de servicios (hospitales, clínicas, unidades básicas y otros) o dentro del gran sistema de salud (instituciones educativas, vehículos de comunicación, proveedores, agencias gubernamentales, organismos de vigilancia y supervisión, organismos de la sociedad civil, entre otros), que contribuyen en gran medida al desempeño de la promoción, prevención y atención a la salud, tenemos dos grandes campos que interactúan, se relacionan y se entrelazan en esta relación: la gestión de la información y la comunicación en salud. Es la información, y sus formas de producción, circulación y consumo, lo que conecta estas partes de un sistema complejo, como es la Salud Pública.
En los diversos procedimientos de atención a la salud, los flujos administrativos y logísticos se entrecruzan y se articulan a respecto a la realización de acciones informativas y comunicacionales; factores centrales para el buen funcionamiento de cualquier organización, que en el sector salud es aún más pronunciado.
Esta relevancia se debe principalmente a los diversos riesgos que afectan a las instituciones y a las personas relacionadas (pacientes, familiares, profesionales, sociedad) cuando no se emprende adecuadamente el manejo de estos temas, demostrando la importancia de fortalecer los estudios científicos que sustentan la toma de decisiones para la definición de protocolos, sistemas y estándares de acción.
La compleja red informacional y comunicacional del sector salud también se muestra como múltiple, transversal e interdisciplinaria, disponiendo de varias áreas que pueden contribuir desde diferentes perspectivas y que se complementan entre sí para la reflexión sobre la mejora continua de los procesos en el ámbito de los dispositivos y los servicios de salud. Gran parte de esta información circula actualmente en los más diversos entornos digitales y sin la integración necesaria, lo que ha ido modificando la organización del trabajo sanitario y la relación entre los ciudadanos y el sistema sanitario.
Los puntos a tratar en este dossier abarcan desde el pensamiento sobre la comunicación como mediación entre seres humanos para el fortalecimiento de vínculos, así como su caracterización técnica de herramientas para la conexión de estos, hasta la comunicación de información asignada y en base de datos esencial para el seguimiento de políticas y participación social y continuidad de la producción de significados en el cuidado y la vigilancia de la salud, pasando por las formas efectivas de almacenamiento, uso y tratamiento de los datos utilizados entre los campos de la información y la comunicación.
Las propuestas de artículos originales se evaluarán dentro de los siguientes ejes temáticos:
- Gestión del conocimiento y la información en salud;
- Comunicación visual de la información de salud;
- Comunicación de datos sanitarios;
- Perspectivas interseccionales en la organización del conocimiento en salud;
- Ciencia abierta y gestión de la información en salud;
- Producción científica y tecnológica en salud;
- Salud digital, inclusión social y seguridad de datos;
- Modelización de sistemas de información en salud;
- Sistemas de información sanitaria y producción de conocimientos;
- Relaciones político-comunicativas entre organizaciones, público y sociedad;
- Gestión de la comunicación, estrategias de visibilidad y legitimidad de las organizaciones de salud;
- Opinión pública, imagen pública y estrategias para el reconocimiento de las organizaciones de salud en contextos mediados;
- La desinformación en salud como problema de gestión de la información y comunicación;
- La calidad de la información sanitaria: principios, políticas y prácticas;
- Memoria organizacional y gestión de la información y comunicación en salud;
- La gestión de la comunicación como posibilidad de mejorar la calidad y seguridad de las personas en las unidades de salud.
Editores invitados: Mario Pérez-Montoro (Universitat de Barcelona - España); J. Antônio Cirino (Universitat de Barcelona - España).
Plazo de entrega: hasta el 30 de septiembre de 2022.
Publicación: Enero/Marzo 2023.
Al enviar el artículo, utilice la Categoría Dossier Gestión de la información y la comunicación en salud
Dossier – Healthcare Information and Communication Management
Within the vast discipline of healthcare and its many branches, whether service providers (hospitals, clinics, public health clinics, etc.) or large healthcare systems (educational institutions, communication vehicles, service providers, the government, monitoring and inspection agencies, civil society organizations and others that greatly contribute to promotion, prevention and health care), there are two large areas that interact, interrelate, and overlap in this relationship: management of information and of communication in healthcare. It is information, and its forms of production, circulation and consumption, that connect these parts of a complex system, such as Public Health.
The different procedures of the healthcare service-provision, administrative and logistic flows are interlinked and supported by informational and communicational actions—key factors in the proper functioning of any organization, but even more critical in the healthcare sector.
This relevance is principally due to the variety of risks to the institutions and people involved (patients, family members, professionals and society) when these areas are not managed adequately, demonstrating the importance of further scientific studies as a basis for decision-making with respect to operational protocols, systems and standards.
The complex information-communication web in the healthcare sector is still multiple, transversal and interdisciplinary, with the result that different areas can contribute with distinct, complementary viewpoints to reflections on the continuous improvement of processes related to healthcare equipment and services. Much of this information currently circulates in the most diverse digital environments and without the necessary integration, which has been changing the organization of health work and the relationship between citizens and the health system.
The topics to be discussed in this dossier range from viewing communication as mediation between people with the objective of strengthening ties—in addition to its technical characterization as a tool for connection between individuals—to information as communicational input and an essential database for the monitoring of policies and of social participation and continuity of the production of meaning in healthcare services, as well as the effective forms of storage, data use and treatment employed by the fields of information and communication.
Original article proposals in the following thematic areas will be evaluated:
- Management of knowledge and information in healthcare;
- Visual communication of information in healthcare;
- Communication of data in healthcare;
- Intersectional perspectives on the organization of knowledge in healthcare;
- Open science and the management of healthcare information;
- Scientific and technological production in healthcare;
- Digital health, social inclusion and data security;
- Modeling of information systems in healthcare;
- Healthcare information systems and the production of knowledge;
- Political-communicational relations between organizations, the public and society;
- Management of communication, visibility strategies and the legitimacy of healthcare organizations;
- Public opinion, public image and strategies for recognition of healthcare organizations in media contexts;
- Healthcare disinformation as an information and communication management problem;
- The quality of healthcare information: principles, policies and practices;
- Organizational memory and the management of healthcare information and communication;
- Communication management as a means to improve the quality and safety of people in healthcare facilities.
Invited editors: Mario Pérez-Montoro (Universitat de Barcelona – Spain); J. Antônio Cirino (Universitat de Barcelona – Spain).
Deadline for submission of articles: September 30, 2022
Publication: January/March 2023
When submitting the article, please use the category "Healthcare Information and Communication Management Dossier"