La investigación en salud en tres grandes periódicos paraenses: un estudio abarcando 130 años

Autores/as

  • Vanessa Brasil de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista CAPES. Rio de Janeiro, Brasil
  • Luisa Medeiros Massarani Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Netília Silvas dos Anjos Seixas Universidade Federal do Pará, Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Belém, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.435

Palabras clave:

Estudio exploratório, Salud en los medios de comunicación, Periodicos del Pará, Análisis de contenido, Amazonía.

Resumen

Este artículo presenta un estudio exploratorio sobre la cobertura de temas científicos relacionados con la salud en tres importantes periódicos del Estado do Pará: A Província do Pará (1876-2002), Folha do Norte (1896-1974) y O Liberal (1946-2006). Ha sido hecho um estudio cuantitativo de carácter longitudinal, seleccionando textos sobre ciencia publicados en enero y julio de cada 10 años durante 130 años. Encontramos 168 textos com aquellas características y realizamos el análisis de contenido de los textos y  analizamos los frames. El estudio muestra que los periódicos destacaron las enfermedades, mismo que la Organización Mundial de la Salud tenga una visión más amplia de la salud. Los periódicos enfatizaram más los beneficios de la ciencia y menos las incertidumbres y controversias. Los artículos han mostrado grande contextualización, presentación de antecedentes científicos y explicaciones de términos técnicos. Los estudios extranjeros fueron recurrentes y los científicos fueron las principales fuentes y voces, lo que demuestra la legitimidad dada a estos actores.

Biografía del autor/a

Vanessa Brasil de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista CAPES. Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela mesma instituição (2013). Atualmente, é doutoranda do Programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências, Química Biológica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e atua como colaboradora no Núcleo de Estudos de Divulgação Científica do Museu da Vida (Fiocruz). É membro do Grupo de Pesquisa em Audiovisual e Cultura (GPAC), certificado pelo CNPq, e do Grupo de Pesquisa Ciência, Comunicação & Sociedade, certificado pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, divulgação científica, cobertura da mídia sobre C&T, Amazônia e jornais impressos paraenses.

 

Luisa Medeiros Massarani, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Rio de Janeiro, Brasil.

Netília Silvas dos Anjos Seixas, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Belém, Brasil

Doutora (2006) e Mestre (1996) em Letras, área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Teoria e Metodologia da Comunicação (1992) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (1986). Jornalista com experiência em jornal impresso, radiojornalismo e assessoria de comunicação. É professora adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Desenvolve atividades de ensino em comunicação e estudos da linguagem e do discurso, jornalismo para meios impresso e radiofônico, metodologia e orientação, na graduação e no mestrado. Desde 2009 desenvolve pesquisas sobre a história da imprensa no Pará.

 

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Carvalho, V. B. de, Massarani, L. M., & Seixas, N. S. dos A. (2014). La investigación en salud en tres grandes periódicos paraenses: un estudio abarcando 130 años. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.435

Número

Sección

Artículos originales