Mediações e dispositivos de informação e comunicação na apropriação de conhecimentos: elementos conceituais e empíricos a partir de olhares intercruzados
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.450Palabras clave:
Dispositivo, Mediação, Informação, Comunicação em saúde, Documento, Saúde.Resumen
Mediação e dispositivo são conceitos que marcam presença na França e no Brasil, em pesquisas e práticas das Ciências da Informação e da Comunicação, aliados a um pensar sobre os elementos culturais, humanos, técnicos e institucionais componentes dos processos de construção e apropriação dos saberes nas esferas da ciência, da cultura e da sociedade. A partir de um quadro inicial de conceitos e questões, o artigo considera dois dispositivos de informação e comunicação para a apropriação social de conhecimentos e as mediações que os configuram: a revista profissional – elo de interligação entre os saberes da teoria e da prática - e o almanaque – configuração dos diálogos e estranhamentos entre múltiplas formas de saberes em processo compartilhado de produção e apropriação de conhecimentos. Considera-se que a formação compósita do campo da saúde e suas múltiplas dimensões : epistemológica, política, biológica e social, requerem uma complexa agenda de questões contextuais, teóricas e práticas para alcançar o entendimento dos dispositivos e das mediações info-comunicacionais que agem na saúde. Conclui-se sobre a relevância da reflexão em torno dos dispositivos de informação e comunicação em saúde no contexto atual das tecnologias e da abundância informacional, levando em conta as relações que podem se estabelecer entre os dispositivos técnicos e as práticas sociais de informação e compartilhamento de saberes, o que demandaria a adoção de uma postura cultural diante das inovações técnicas.
Informações do artigo
Recebido: 16.04.2013
Aceito: 07.06.2013
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.