Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva

Autores/as

  • Alcindo Antônio Ferla Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,PA, Brasil
  • Ricardo Burg Ceccim
  • Rafael Dall Alba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.477

Palabras clave:

informação em saúde, gestão em saúde, ensino em saúde, educação permanente em saúde, saúde coletiva.

Resumen

A informação tem sido considerada insumo fundamental para a gestão e para o ensino e para a coordenação das práticas assistenciais e em saúde coletiva. Normalmente, a expectativa é de que funcione como verdadeira ferramenta para orientar a tomada de decisões e a produção de conhecimentos válidos. Nesse ensaio, está-se propondo problematizar o lugar da informação na gestão e no ensino no contexto das concepções de gestão participativa e de processos crítico-participativos de ensino-aprendizagem. Tomando conceitos da área da saúde coletiva e da ciência da informação, assim como da política nacional da informação, analisa-se o desafio de uma cultura da avaliação para o fortalecimento da gestão, em particular no que se refere às capacidades profissionais a serem desenvolvidas nos trabalhadores da área. Sem desconsiderar o caráter técnico do tratamento da informação, propõe-se um deslocamento para o conceito de informação como dispositivo para a mobilização do desenvolvimento de capacidades institucionais locais. O conceito de ciclo dado/informação-inteligência coletiva, construído em produções anteriores, resgata a potência analítica das tecnologias leves e faz aproximações com a educação permanente, seguindo uma construção teórica proposta já na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. A construção conceitual destaca o desafio para a informação em saúde em tornar-se além de insumo aprendizagem no cotidiano da gestão, da atenção e da formação.

Palavras-chave: informação em saúde, gestão em saúde, ensino em saúde, educação permanente em saúde, saúde coletiva.

Biografía del autor/a

Alcindo Antônio Ferla, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,PA, Brasil

Médico, doutor em educação, professor adjunto da UFRGS, atuando no Bacharelado e no Mestrado em Saúde Coletiva (UFRGS). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Coordenador geral dos projetos Rede Governo Colaborativo em Saúde e OTICS.

Ricardo Burg Ceccim

Doutor em Psicologia e Pós-Doutor em Antropologia Médica, Professor Associado da UFRGS, Vice-Coordenador do Bacharelado e Coordenador do Mestrado em Saúde Coletiva (UFRGS), Coordenador do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) da UFRGS.

Rafael Dall Alba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Biólogo e graduando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cardiologia & Ciências Cardiovasculares
UFRGS, pesquisador do projeto Rede Governo Colaborativo em Saúde (UFRGS).

Cómo citar

Ferla, A. A., Ceccim, R. B., & Alba, R. D. (2012). Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.477

Número

Sección

Artículos originales