Sistema de Avaliação para a Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS)
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.543Palabras clave:
monitoramento e avaliação em saúde, gestão do sistema único de saúde, gestão de ações e serviços de saúde, ministério da saúde do brasil,Resumen
Ações e iniciativas de monitoramento e avaliação acompanham o desenvolvimento dos sistemas de saúde. O estágio atual de reconhecimento da complexidade da gestão de sistemas e serviços, em particular no caso brasileiro, devido à abrangência, ao volume de serviços e procedimentos e às características das disposições legais relativamente à organização, mostra a necessidade de uma política e de um sistema de monitoramento e avaliação. Em decorrência dessa necessidade, o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, vem sistematizando e apresenta a proposta de um “Sistema de Avaliação para a Qualificação do SUS”. O sistema de avaliação do SUS se constitui por um conjunto de programas de avaliação, relativamente independentes, mas relacionados, concatenados e complementares entre si, de modo a formarem um complexo que vise produzir, por meio de avaliações, um conjunto de informações necessárias e estratégicas ao desenvolvimento e qualificação do SUS, quanto ao cumprimento de seus princípios e diretrizes. A apresentação e análise descritiva apresentadas neste artigo incluem os seguintes componentes: o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde – IDSUS; o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS); a Pesquisas nacionais de avaliação do acesso e de satisfação dos usuários; e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). As iniciativas apresentadas pretendem sinergia entre si e a melhoria da capacidade de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave: monitoramento e avaliação em saúde, gestão do sistema único de saúde, gestão de ações e serviços de saúde, ministério da saúde do brasil.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.