Tecnologia da Informação na Fundação Oswaldo Cruz
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i1.608Palabras clave:
Tecnologia da Informação, TI, GestãoResumen
Esta pesquisa tem por objeto a Tecnologia da Informação (TI) e teve por objetivo realizar análise diagnóstica desta área na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para nortear esta análise foi realizado um estudo de corte transversal de natureza exploratória e descritiva. Tal estudo abrangeu as 23 Unidades da Fiocruz que responderam um questionário sobre sua estrutura de TI,
assim como questões sobre processos, troca de informações e sugestões para que a TI se alinhe com a missão institucional. Também foi realizado um resgate da história da TI na Fiocruz tendo como fonte documentos institucionais. Observou-se que a TI aparece em um crescente ao longo do tempo, porém tais discussões não possuem a TI como foco, mas como suporte a projetos
respondendo às urgências. Verificou-se a necessidade de montar um plano de formação continuada para os profissionais de TI. Foi possível perceber que a subárea de Sistemas Corporativos encontra-se muito aquém do ideal. Verificou-se uma baixa utilização de software livre nas estações de trabalho e a utilização de sistemas operacionais sem suporte. Existem poucos profissionais envolvidos com Segurança da Informação. Para a área de TI, propõe-se a implantação de um modelo descentralizado, sob a coordenação de um nível central.
Informações sobre o artigo
Recebido em: 14/10/2011 Aceito em: 23/03/2012
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.