A Umbanda nos romances espíritas kardecistas

Autores/as

  • Maria Helena Villas Boas Concone PUC-SP
  • Eliane Garcia Rezende UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.663

Palabras clave:

religião, umbanda, espiritismo kardecista, antropologia interpretativa, romances

Resumen

Para a Antropologia, a religião pode ser vista como um sistema cultural que engloba todo um conjunto de símbolos e significados, onde são contruídas relações de sentido para a vida; como afirma Geertz, a religião produz um ethos e uma visão de mundo. Este estudo teve como objetivo analisar a Umbanda tal como aparece em romances espíritas, buscando os aspectos morais e cognitivos que os informam, neste caso buscando, na visão espírita do umbandismo, a positividade ou a negatividade a ele atribuídas e os argumentos usados para justificar tais avaliações. Os textos escolhidos permitiram o cotejamento entre as descrições e recortes feitos nesses romances e as descrições e recortes da Umbanda apresentados pela literatura acadêmica. Esta estratégia permitiu aprofundar nossa análise e, indo um pouco além dos romances, introduzir uma reflexão mais crítica. Para a leitura e análise dos textos estabelecemos previamente alguns marcadores: nascimento da Umbanda; obsessão ou encosto; sincretismo; processo saúde-doença. A explicabilidade oferecida pelo Espiritismo mostra toda sua força para as pessoas que vivem infortúnios (morte, perdas, doenças,entre outros) e as descrições das atuações da Umbanda e do Espiritismo são vistas nesse contexto como uma soma de ações em benefícios dos indivíduos encarnados e desencarnados.

Biografía del autor/a

Maria Helena Villas Boas Concone, PUC-SP

Professora Titular do Departamento de Antropologia da PUC/SP, orientadora nos Programas de Pós Graduação em Ciências Sociais e em Gerontologia da PUC-SP; membro do Centro de Estudos da Religião Douglas Teixeira Monteiro (CER); membro de Comitê de Ética em Pesquisa na Área de Saúde Pesquisadora nas áreas de Antropologia da Religião e da Saúde/Doença com ênfase nos seguintes temas: umbanda, religião, saúde, corpo e envelhecimento. São Paulo, Brasil.

 

Eliane Garcia Rezende, UNIFAL-MG

 MSc em Epidemiologia, Professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), doutoranda na área de Antropologia do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da PUC/SP, com estudos sobre Instituições, Ideologias e Religiões. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

 

Cómo citar

Concone, M. H. V. B., & Rezende, E. G. (2015). A Umbanda nos romances espíritas kardecistas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.663