Tecnologias de Internet em uma plataforma de colaboração para a pesquisa médica
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i4.744Palabras clave:
tecnologias de internet, computação orientada a serviços, gestão do fluxo de trabalho, redes sociaisResumen
As tecnologias de Internet mudaram o desenvolvimento de software. As mudanças afetam uma gama completa de aplicações, assim como a forma em que os usuários interagem com os computadores. No campo da saúde, a pesquisa médica demanda muito investimento, esforço e informações para a comercialização segura de um fármaco novo. O projeto WebInVivo visa fornecer suporte automatizado à pesquisa médica, alicerçado em tecnologias de Internet. Ele inclui mecanismos para o compartilhamento e a reutilização de informações de pesquisas médicas, tais como protocolos, dados de protocolos, fluxos de trabalho e metadados de fluxos de trabalho para o controle do ciclo de vida do protocolo, da modelagem à execução. Neste projeto, o conhecimento da área biomédica permeia três segmentos da sociedade brasileira: (a) pesquisa e desenvolvimento, (b) agentes de saúde e (c) a população. Este conhecimento será disponibilizado em redes sociais, para esses segmentos da sociedade brasileira.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.