Contextos, mediações e produção de sentidos: uma abordagem conceitual e metodológica em comunicação e saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i2.755Palabras clave:
comunicação e saúde, metodologia de pesquisa, contexto, mediações, lugar de interlocuçãoResumen
O artigo discute as idéias de contexto, mediação e produção de sentidos, à luz da prática metodológica do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde – Laces. A partir de seu referencial teórico e suas pesquisas, conferindo especial atenção aos métodos utilizados, aporta, esclarece e exemplifica os conceitos de lugar de fala, hibridismo, centro e periferia discursivos, concorrência discursiva, comunidade discursiva e lugar de interlocução. Partindo da premissa de que o processo de produção das realidades é intersticial, porque ocorre na articulação (tensa ou sinérgica) de duas ou mais realidades e que essa articulação é produto e produz processos de apropriação, defende que os métodos mais correntes hoje no campo da comunicação não conseguem apreender as múltiplas dimensões dos dinâmicos objetos de pesquisa, formados basicamente por fluxos e relações. Em contraposição, apresenta pesquisas que inovaram na condução metodológica, experimentando combinações de procedimentos ou utilizando referenciais e procedimentos que habitualmente não são usados como método de pesquisa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.