Quando não bastava dar a notícia
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1022Mots-clés :
Jorge Ricardo Masetti, Revolução Cubana, Luta armada, Agências de notícias, Imprensa latino-americana, América LatinaRésumé
O documentário narra a trajetória do jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, que foi um dos primeiros a entrevistar Fidel Castro e Che Guevara na guerrilha da Sierra Maestra, em 1958, e depois se tornou, ele mesmo, um revolucionário. Com eles, fundou da agência de notícias Prensa Latina, planejada para informar o continente e os países do Terceiro Mundo por uma perspectiva pós-colonial, contra o viés das grandes agências globais. Participou também da resistência à invasão da Baía dos Porcos, em 1961, e depois partiu de Cuba para lutar na guerra de independência da Argélia, em 1963, e montar um foco guerrilheiro na selva de Salta, na Argentina, onde desapareceu no ano seguinte. O filme traz depoimentos de jornalistas, ex-combatentes, amigos e outros personagens que conviveram com Masetti, e propõe uma reflexão sobre o papel da informação contra-hegemônica e da luta na comunicação internacional.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.