Mortalidade infantil por causas evitáveis na Bahia, 2000-2012
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1044Mots-clés :
Mortalidade Infantil, Sistema de Informação, Causas de Morte, Morte evitável, Sistema Único de Saúde.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar as causas e taxas de mortes evitáveis em crianças com menos de um ano de idade na Bahia no período de 2000 a 2012. Para isso, realizou-se um estudo ecológico de série temporal. Foram considerados os óbitos de crianças da faixa em questão, cujas mães residiam na Bahia naquele período. A classificação de evitabilidade dos óbitos seguiu a Lista brasileira de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde. Os dados foram extraídos dos sistemas de informação em saúde (Sistema de Informação sobre Mortalidade, Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos). Apesar das reduções não só da taxa de mortalidade infantil geral como daquela por causas evitáveis no período estudado, ainda persistem altas proporções dessa última em menores de um ano de idade na Bahia. Destacaram-se a diminuição das taxas de mortalidade reduzíveis por adequada assistência ao recém-nascido e o aumento das taxas de mortalidade reduzíveis por adequada atenção à mulher na gestação. Concluiu-se que a abordagem da evitabilidade é um potente avaliador da resolutividade dos serviços de saúde prestados à saúde materno-infantil.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.