Existe ligação entre Segurança do Paciente e as áreas de Informação e Comunicação?

Auteurs

  • Ana Luiza Braz Pavão Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1057

Mots-clés :

Informação em Saúde, Comunicação em Saúde, Conhecimento Científico, Saúde Pública, Segurança do paciente

Résumé

Segundo o dicionário, a comunicação pode assumir diferentes significados. Comunicação social é o processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido na sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc. A comunicação pode ser entendida como a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vistas ao bom entendimento entre pessoas. Ou ainda, pode ser o ato ou efeito de comunicar-se, sendo o significado de comunicar: pôr em contato ou relação; estabelecer comunicação entre; ligar, unir. Já a informação, pode ser entendida como os dados acerca de alguém ou de algo. Ou ainda, o ato ou efeito de informar-se; informe. Entende-se por informar: dar notícia ou informação a; avisar, cientificar. Também pode assumir um significado próximo ao da comunicação, sendo informar o mesmo que comunicar, participar.

Biographie de l'auteur

Ana Luiza Braz Pavão, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2015-12-18

Comment citer

Pavão, A. L. B. (2015). Existe ligação entre Segurança do Paciente e as áreas de Informação e Comunicação?. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 9(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1057

Numéro

Rubrique

Éditorial