Tecnologias que empregam fármacos antiparasitários para tratamento da doença Chagas

Auteurs

  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Amanda Luiza Soares Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Eurydice Maria Dantas de Alencar Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Normandia de Jesus Brayner dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Jane de Jesus da Silveira Moreira Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Ana Eleonora Almeida Paixão Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Iracema Machado de Aragão Gomes Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. São Cristóvão, SE, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1075

Mots-clés :

Doença de Chagas, Trypanossoma cruzi, Antiparasitários, Patentes, Medicamentos.

Résumé

Com o aumento de diagnósticos da doença de Chagas, surge a necessidade de desenvolvimento de fármacos que tenham maior efeito contra os parasitas. O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento tecnológico dos documentos de patentes relacionadas a tecnologias que empregam fármacos antiparasitários para tratamento da doença Chagas, por intermédio do banco de patentes do United States Patent and Trademark Office – USPTO. A primeira patente das 117 analisadas foi depositada nessa base em 1976. Os resultados demonstram que os estudos sobre o tratamento da doença de Chagas por meio de fármacos antiparasitários estão em desenvolvimento, focados na prevenção da doença, e são subsidiados em sua maioria por iniciativas particulares. Há pouco interesse da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos fármacos para tratamento e as universidades não têm incentivo para desenvolvimento de pesquisas sobre esse tema.

Téléchargements

Publiée

2016-03-31

Comment citer

Cruz, C. A. B. da, Silva, A. L. S., Alencar, E. M. D. de, Santos, N. de J. B. dos, Moreira, J. de J. da S., Paixão, A. E. A., & Gomes, I. M. de A. (2016). Tecnologias que empregam fármacos antiparasitários para tratamento da doença Chagas. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 10(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1075

Numéro

Rubrique

Articles originaux