Desenvolvimento da habilidade na escrita e a produção científica: cursos são necessários?
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1166Mots-clés :
comunicação e divulgação científica, alfabetização científica, cursos modulados, redação de artigos, saúde pública.Résumé
Este artigo é resultado de um estudo que tem como objetivo identificar se o aprimoramento do conhecimento sobre a produção de artigos científicos, reforçado por cursos de escrita científica, vem facilitando ao pesquisador (autor) a publicação de seus artigos. Entendemos que a relevância do estudo se deve ao reconhecimento da importância de investimentos no aprimoramento do pesquisador para a divulgação científica. Foi identificada a produção bibliográfica de egressos de cursos de aprimoramento da habilidade na escrita científica e comparada com o percurso de publicações desse egresso, antes e depois do curso. Foram utilizadas duas fontes de informação de acesso público para identificar a produção bibliográfica, científica e técnica, do pesquisador: currículo na Plataforma Lattes do CNPq; e fontes de dados bibliográficos: Lilacs e PubMed. Observou-se que o número de artigos publicados foi maior após a participação em um dos cursos e que, embora outros fatores influenciem na produção, iniciativas dessa natureza estimulam a divulgação científica.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.