Teleconsultoria na atenção primária no norte de Minas Gerais: cenário e fatores associados à não utilização por médicos
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1312Mots-clés :
Telemedicina, Atenção primária à saúde, Gestor de saúde, Estratégias de motivação, Barreiras estruturais.Résumé
Este artigo objetiva descrever o cenário e identificar fatores associados à não utilização da teleconsultoria pelos médicos da atenção primária na macrorregião Norte de Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal. Para a coleta de dados, foi direcionado um questionário autoaplicado, previamente testado, aos gestores municipais de todos os municípios dessa área. Após análises bivariadas para identificação dos fatores associados à não utilização da teleconsultoria, foi empregada regressão de Poisson com variância robusta. Participaram do estudo 86 gestores municipais de saúde. Importantes barreiras estruturais à implementação da teleconsultoria foram identificadas: falta de computadores com acesso à internet nas unidades básicas de saúde (76,7%) e a qualidade insatisfatória de conexão da internet (16,3%). Na análise múltipla dos fatores associados, apenas a falta de estratégias de motivação por parte dos gestores mostrouse associada (p<0,007; RP=2,19; IC-95%:1,24-3,86) à não utilização da teleconsultoria. Os resultados reforçam o papel do gestor de saúde na promoção do uso do serviço de teleconsultoria na atenção primária.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.