Saúde na televisão e a modernização do poder pastoral
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1334Mots-clés :
saúde, televisão, governamentalidade, tecnologia cultural, poder pastoral.Résumé
Este artigo busca identificar como o discurso instituído do risco à saúde é construído no programa BemEstar (TV Globo). Para tanto, apresenta-se a televisão como “analítica de governo”, ou seja, como umrecurso para adquirir e coordenar técnicas para gerir vários aspectos da vida do telespectador. Os conceitosde governamentalidade e tecnologia cultural embasam o estudo que mostra também como o poder pastoralatua na contemporaneidade. Utiliza-se a metodologia dos modos de endereçamento e se conclui que um dosmodos de inserção do discurso no Bem Estar é instrucional: permeia todo o programa e pode despertar emalguns telespectadores o desejo e o prazer de aprender, como evidencia o quadro Aprendi com o Bem Estar.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.