Tendências e perspectivas de pesquisa sobre repositórios digitais no Brasil: uma análise de Rede Sociais (ARS)
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1369Mots-clés :
Repositórios digitais, Análise de Redes Sociais, Informação Científica, Acesso Aberto, Evolução da Ciência, Comunicação Científica, Ciência da Informação.Résumé
O objetivo geral desta pesquisa é mapear a rede de coautoria científica de pesquisadores brasileiros que publicaram sobre a temática dos repositórios digitais, além de, identificar os atores com maior índice de centralidade na democratização do conhecimento sobre o tema nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Para a presente investigação empregou-se o Método Relacional de Análise Informacional (MRAI) que parte das seguintes dimensões: quantitativas - as técnicas bibliométricas e medidas de análise de redes sociais (ARS) e qualitativas - categorias analíticas da teoria social de Pierre Bourdieu e de seus conceitos como campo científico e capital social. Para a análise dos dados, fez-se uso do software UCINET 5.0 e para os gráficos, utilizou-se também o VOSviewer. Os resultados evidenciam a maior incidência dos pesquisadores que atuam na Universidade Federal de Minas Gerais com alto índice de citações e centralidade de grau na área, seguidos dos que estão vinculados a Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por fim, recomenda-se a popularização dos repositórios institucionais nas universidades e institutos de pesquisa pela formação de elos entre atores centrais a fim de promover a democratização do acesso aberto a informação científica no Brasil.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.