Acesso Aberto na Embrapa: breve histórico, avanços recentes e desafios
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1399Mots-clés :
Acesso Aberto, Dados Abertos, Plano de Dados Abertos, Agricultura.Résumé
O trabalho objetiva relatar as principais iniciativas desenvolvidas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o acesso aberto à informação científica e tecnológica, bem como iniciativas de organização e disponibilização relacionadas aos dados de pesquisa. Para tanto, é realizado um histórico, partir do ano de 2008, época em que a Empresa por meio de projeto interno consolidou várias ações no âmbito da gestão da informação, com destaque para a publicação de seus repositórios de acesso aberto (Alice e Infoteca-e). Em seguida, são descritas iniciativas mais recentes, como panorama sobre o acesso aberto elaborado no âmbito de projeto institucional estratégico sobre governança de dados e da informação, iniciado em 2015 e, finalizado em 2017, que apresentou uma série de diretrizes a serem observadas sobre o tema pelos gestores e pela comunidade da Embrapa, com o propósito de alinhá-la às tendências internacionais.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.