Comunicação científica sob o espectro da Ciência Aberta: um modelo conceitual contemporâneo
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1414Mots-clés :
Comunicação científica, Informação científica, Ciência aberta, Modelo conceitualRésumé
A disseminação da informação científica tem ganhado celeridade e eficácia, sobretudo, pelo desenvolvimento das modernas tecnologias da informação e comunicação. O uso massivo dessas tecnologias para coleta, tratamento e análise de dados vem criando o que alguns autores, entre eles Tim Gray, chamam de quarto paradigma da ciência, ou eScience. Atualmente, a adoção de práticas ligadas à Ciência Aberta tem provocado forte impacto na forma como os pesquisadores comunicam o desenvolvimento de suas pesquisas. Nesse contexto, este trabalho propõe um modelo conceitual de comunicação científica sob o espectro dos conceitos relativos à Ciência Aberta. O trabalho demonstra que as práticas de comunicação científica descritas por modelos convencionais, como o de Garvey e Griffith (1979) e o idealizado por Hurd (2000), servem de base para a análise da comunicação científica contemporânea, porém necessitam ser adaptados à realidade atual.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.