Repositórios institucionais de acesso aberto: adequação às novas métricas da web
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1420Mots-clés :
Institutional Repositories, Open Access, Web Metrics, Scientific Communication, Indicators.Résumé
Repositórios institucionais de acesso aberto são elementos essenciais no sistema de comunicação científica da atualidade. Observa-se crescimento significativo de seu uso por instituições públicas de ensino superior brasileiras, nos últimos quinze anos. Cresce o uso do ambiente da web para produção, armazenamento, disseminação e acesso à informação científica e tecnológica, impactando toda a estrutura da comunicação científica. Este novo formato carece de novos indicadores para os estudos métricos da informação científica e tecnológica, como os indicadores webométricos e altmétricos. Por meio de pesquisa exploratória e descritiva, apresenta como estas instituições estão adequando seus repositórios a este novo cenário. Foram identificados que 70% dos repositórios disponibilizam estatísticas de acesso e download de itens, 22% disponibilizam dados altmétricos, 83% utilizam identificadores persistentes de objetos digitais. Mostra-se que as instituições públicas de ensino superior brasileiras estão adequando seus repositórios ao novo cenário dos estudos métricos da informação, apresentando, a altmetria, resultado ainda incipiente.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.