Blogueiros fitness no Instagram: o corpo e o merchandising editorial de suplementos alimentares
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1468Mots-clés :
Redes sociais, Instagram, Fitness, Fotografia, Promoção da saúde.Résumé
O Instagram é uma rede social online que permite a criação, manipulação e compartilhamento de fotografias ou vídeos. Com o objetivo de classificar e analisar o conteúdo postado pelos perfis fitness populares no Brasil, selecionaram-se dez contas públicas a serem seguidas ao longo de quinze dias em 2016. Duas categorias temáticas obtiveram destaque: a) presença de merchandising editorial de suplementos alimentares e b) divulgação de serviços de profissionais da estética ou da saúde. As postagens reforçam o ideal de beleza presente na mídia de massa, há alta frequência de postagem, principalmente com fotos do corpo ou de partes dele e as produções das fotografias são profissionais, com poucas selfies. O que oportuniza o uso das redes sociais como espaços para futuras ações e intervenções de promoção da saúde, por parte de agências e conselhos de profissões.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.