Pastor Silas Malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1564Mots-clés :
Líder de opinião, Midiatização, Influenciador digital, Gênero, Twitter, Mídias digitais, ReligiãoRésumé
Para compreender a tensão entre os conceitos de líder de opinião, desde sua formulação até a noção de influenciador digital na contemporaneidade, parte-se do pressuposto que a midiatização atravessa a vida cotidiana e pode afetar, portanto, suas mediações estruturantes, atravessando pensamentos e consumos sociais, com ênfase na religião. O trabalho que fundamenta este artigo se dividiu em duas etapas: a primeira utilizou como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como eixo teórico Lazarsfeld e Sodré, aliada à pesquisa documental; a segunda consistiu em realizar uma análise de abordagem qualitativa no Twitter do pastor Silas Malafaia com o auxílio da ferramenta online WordArt, a fim de compreender a sua atuação como líder de opinião nas mídias digitais no que concerne às questões de gênero. Como resultado, concluímos que o pastor Malafaia influenciou a opinião de seu público ao retransmitir e ressignificar conteúdos sobre as questões de gênero enquanto ‘ideologia de gênero’ por meio das mídias digitais.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.