Violência, vulnerabilidade e direitos humanos
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1669Mots-clés :
Segurança pública, Inquisição, Medo, Autoritarismo, Exclusão social.Résumé
Esta nota de conjuntura propõe uma reflexão sobre as políticas de segurança pública, a violência urbana e a questão criminal na atualidade como um efeito de continuidade e permanências culturais de longa duração da Inquisição e da Escravidão. Presentes na sociedade brasileira desde a colonização portuguesa, a inquisitorialidade e o autoritarismo nas relações sociais se apresentam na ordem republicana brasileira, caracterizada como autoritária, oligárquica e excludente. Apresenta os meios de comunicação como promotores da ideia de existência de um ‘caos’ aparentemente inevitável, dando margem a imposição de ações repressivas como ‘única’ saída, e que, as estratégias alternativas possíveis e não autoritárias ainda não possuem força política suficiente para se imporem.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.